15 May 2012

Pra assistir fazendo as unhas - Video Killed The Radio Stars

Então que já faz algum tempo que eu falei sobre programas bons de se assistir fazendo as unhas. Já falei do Agora é Tarde, do RuPaul's Drags Race, e hoje vou falar do Video Killed The Radio Stars que, por uma coincidência do destino, TAMBÉM passa no VH1.

Na verdade, eu nem recomendo assistir esse ótimo programa fazendo as unhas. Porque, gentem, se tem um programa que eu vou parar pra assistir, de hoje em diante, é esse. Principalmente na versão "extended", como foi feito ontem, com os sexies tudotudo sexy simbols dos anos 80 Guns n'Roses e Bon Jovi/ Jon Bon Jovi.

Eu sempre fui superultrafã de videoclipes, desde os idos tempos em que Mauro Mueller apresentava um programa desse tipo na TV Iguaçu, aqui em Curitiba, e tinha cabelo comprido hoje em dia ele é um bom moço, está trabalhando com jornalismo esportivo e a aura rebelde daquele tempo talvez não pegasse bem. Ele apresentava na TV Iguaçu os clipes do momento, normalmente pop, hardcore e de vez em quando, um clássico não, não tínhamos Michel Teló nem Luan Santana na época - bons tempos. Assim, assistir um programa que fale sobre videoclipes, independentemente do artista, é muito bom. Acho bacana pacas saber a visão do diretor de um videoclipe.

Bom, em resumo, é feito uma entrevista com o diretor do vídeo, e ao lado vão passando alguns trechos dos vídeos (às vezes, até quase o clipe inteiro!). Conforme vc vai assistindo o programa e ouvindo o diretor falar, parece que o clipe passou a fazer algum sentido MAIOR do que "vamos simplesmente divulgar a música".

Daí vc assiste o diretor de "November Rain" falando sobre o vídeo. E toda a sua visão sobre o vídeo muda. Completamente. E vc passa a gostar mais ainda do clipe - apesar do tom melancólico da música.


Bom. Eu prestei atenção ontem no programa na hora em que o diretor (ou alguém da banda) começou a falar da participação do Slash no clipe. Foi explicado a razão do Slash simplesmente sair da igreja, no meio do clipe. Na minha cabecinha adolescente suburbana e romântica, o Slash devia ter um caso com a noiva do Axl nesse clipe, e daí, não se conformando com o fato, ele saía da igreja, pq simplesmente não podia conviver com a dor de perder a namorada pro vocalista da banda tá, podem parar de rir, eu tinha menos de 15 anos na época.

Daí, disseram que na realidade, foi filmada essa sequência pq o Slash não conseguia sossegar o facho aguentar até o final da gravação, ficava entediado e queria pq queria sair da locação. O diretor sugeriu que então, o Slash saísse da igreja, e que seria uma transição para o solo de guitarra dele:




Solo de Guitarra Icônico


E daí a gente percebe que, incongruências à parte, a cena não poderia ser mais perfeita. Incongruências: como assim, o casamento é numa igrejona e o Slash sai de dentro de uma igrejinha? No meio do nada? Sem nenhum carro, sem tapete vermelho? Cadê o gramú do casamento do Axl na hora que o Slash sai da igreja? Quem entregou a guitarra pro Slash? Pq ele vai saindo da igreja sem guitarra, e quando chega do lado de fora, ele já tá segurando a dita. E que potência musical é essa, que alguém vai fazendo solo no meio DO NADA, sem amplificador, e dá todo aquele moral??? E a cartola e a camisa do Slash, ele perdeu dentro da igrejinha?

É um programinha de 30 minutos, só. O que é uma pena, pois a visão do diretor e de um dos integrantes da banda é muito importante e é capaz de mudar aquela idéia que a gente tem/teve sobre o clipe.

Como o diretor dos clipes do Bon Jovi/Jon Bon Jovi: o cara falou que pira nessa parte de fogos de artifício, é fissurado nisso. Aí, ele dirige "Livin' On A Prayer", e toda a parte dele DIRIGINDO o cameraman é inserida na edição do vídeo! O diretor (que eu juro q não lembro o nome) disse que ficou tão maravilhado, que estragou a filmagem. Ficou lá, parado, no meio dos fogos, olhando e pirando e... ESQUECEU DE SAIR DO QUADRO! Dá pra ver ele aos 0:40 do vídeo, com o câmera, e aos 4:02, a hora q ele se tocou que devia sair do quadro, hahahahahahaha.



Isso sem contar a história da tatuagem de Superman do Bon Jovi, que é contada nesse programa específico pelo Richie Sambora.

Recomendo assistir ao programa, pra quem é fã de videoclipes, fã de música e... se estiver fazendo as unhas nessa hora, use os intervalos pra isso. O programa merece toda a sua atenção.

No comments: