16 February 2012

Sacanagem, a gente vê por aqui!

Então que se tem uma coisa que eu A.B.O.M.I.N.O em ambiente de trabalho, é o tal de sacanear coleguinha. Principalmente, sacanear coleguinha pelas costas. Acho o fim da feira, e não é num bom sentido.

Sacanagem no Ambiente de Trabalho? I.M.A.G.I.N.A!!!

Desde criança, aprendi que o seu trabalho/estudo/notas deve ser reconhecido por mérito próprio, sem desmerecer o que quer que o seu amiguinho faça. Ou seja, o seu trabalho É MELHOR; não significa que, necessariamente, o que o amiguinho fez não presta, é feio, errado, insuficiente ou uma porcaria. O seu tem algum diferencial que o dele não tem.

Mas eu cresci, mudei, fiquei diferente #TMJFeelings e ingressei no mercado de trabalho. Meu primeiro silviço foi como estagiária, aos 15 anos, em uma empresa pública, onde um dos meus irmãos trabalha hoje em dia coincidência?Pior que é, já que eu não fiz concurso, e ele sim. Claro que, por não fazer nada de importante, com grandes responsabilidades, ou que interferisse SUBSTANCIALMENTE no trabalho de mais ninguém, eu não era sacaneada. Até hoje, inclusive, guardo as melhores recordações daquele tempo; e uma das pessoas que trabalhou comigo lááááááá atrás, hoje trabalha com o meu irmão e fala pra ele "criança, sua irmã era muito querida!". A não-sacaneação durou até o final da faculdade, não sofri sacanagens enquanto era "só" estagiária.

O problema com sacanagens começou quando passei a trabalhar DEPOIS de formada. No início, era uma coisinha aqui, uma falta de vontade de ajudar ali, um trabalhinho sem necessidade que era empurrado, uma cobrança desnecessária... Nada muuuuuuuuito grave. Atrapalhavam meu trabalho? Sim. Chegava a me incomodar? Na hora; mas depois, passava.

Bom, em um outro lugar onde trabalhei, tive que lidar muuuuito com vááááááárias cobras - mas tenho excelentes recordações de pelo menos DUAS pessoas q trabalharam comigo lá. Eu passava boa parte do meu dia com raiva, estressada, tinha dificuldades para me relacionar até com aqueles que amo muito. Crises de insônia (que eu passava no escuro, pra não acordar ninguém em casa); dores de estômago; dores de cabeça; sem falar na falta de vontade e na dificuldade em trabalhar, que eram constantes.

Isso me fez aprender a não confiar em coleguinhas - o que me é MUITO difícil; já que a minha natureza é de confiar nos amiguinhos. Por mais que eu tenha consciência que "local de trabalho não é colônia de férias", "onde se ganha o pão, não se come a carne", "o mercado de trabalho é autofágico" e muitos outros clichês do mundo corporativo, ainda acredito que manter uma postura AMIGÁVEL e simpática é necessária. Pohan, vc precisa conviver com aquelas pessoas, diariamente, por OITO HORAS. Às vezes, até mesmo almoça com elas (roubando pelo menos uma hora de convívio com outras pessoas)

Um belo dia, mudei de silviço, e por um bom tempo, fiquei sem ser sacaneada. Estava feliz, contente, gostando do que faço, e procurando sempre ser a melhor naquilo para o que estudei mas não muito. De repente, os ventos mudaram de direção. Levei uma SACANEADA tão grande, recentemente, que está até difícil querer ser aceitável no que faço. Fica difícil de conviver com alguém que te sacaneia pelas costas e vem fazer a linha "amiguinho" pela frente. PE-OR: tem alguém com poder, que INCENTIVA esse tipo de comportamento!!!

Eu precisava desabafar. Não termina aqui, por razões ÓBEVEAS. Mas melhorou um pouco o meu humor.

3 comments:

Luana said...

certeza que esse seu coleguinha eh de escorpiao.... hehehe

Gazzy1978 said...

Lu, pior que não é não!!! Todos os escorpianos que me sacanearam até hoje fizeram PELA FRENTE. É aquele que te contei, ontem.

Luana said...

eu sei, eu sei... mas nao podia deixar de fazer a piada