17 January 2012

Big Barraco, Brasil!

Aviso aos Navegantes: post longo, sem escalas figuras.

Então que eu, como vários brasileiros, assisto realities show. Big Brother, A Fazenda... Quando passava Casa dos Artistas, eu também assistia; pq né, todo mundo tem seu lado mais, ou menos, voyeur e trash.

Aí que ontem à noite, quando cheguei em casa e liguei a TV, comecei a conversar com os meus pais sobre tudo, coisas corriqueiras que a gente sempre conversa em família: a tia que telefona; o irmão que não dá notícias; a vó que mora longe; os vizinhos fofoqueiros; como foi o dia (trabalho-academia-namoro)... Enquanto isso, fomos zapeando e alternando no trio Band-SBT-Globo.

Niqui eu fui pro meu quarto, é que fui prestar atenção EFETIVAMENTE no pograma. Eu andava louca pra saber o q ia acontecer; afinal, como o Brasil inteiro sabe, segunda-feira é o dia Pré-Paredão e também o dia em que todos os barracos que rolaram durante a madrugada serão exibidos. Eu tive a ligeira impressão de que tinha rolado alguma coisa esquisita dessa vez, mas como NÃO LI NOTÍCIA ALGUMA SOBRE O BBB durante o dia, não sabia do que se tratava. Sei lá, juro que tava esperando algo tipo "cancelaram o paredão" ou "algum bolinho de arroz viu que quem não sabe brincar, não deve descer pro play".

Lógico que na primeira semana (e às vezes, até na segunda), eu não acompanho com tanto interesse o BBB - e este ano não foi exceção. Mããããããããs, como o programa é IMPREVISÍVEL, uma coisa que eu não imaginei NUNCA acontecer, aconteceu: expulsaram um participante.

Até aí, normal; se o cara infringiu regras que ele recebeu antes de entrar no confinamento, tem mais é que ser expulso. Tipo na Fazenda: a Duda não-sei-soletrar-o-sobrenome-dela agrediu o Gagliasso com menos glamour, foi expulsa; pq tá escrito que "AGRESSÃO FÍSICA É PROIBIDA". Quem assiste a Fazenda (como eu) sabe disso, e quem achou que ela devia ficar na Fazenda concordava que a Record deveria ter dado um refresco, mas que ela tinha agredido, ainda que não intencionalmente, o filé-de-borboleta Gagliasso (o menos famoso da família).

Eu, enquanto telespectadora, fiquei aguardando pra saber, afinal, qual regra o rapaz tinha infringido pra ser expulso. Agrediu alguém? Quebrou intencionalmente o microfone? Assumiu que tem uma paixão platônica pela Stephany do Crossfox? Disse que acha a Val Marchiori gata e que ela devia ser capa da Playboy? Xingou o Gordômeno? Expectativa.

O problema é que ninguém explicou p0RE@ nenhuma. E eu ali, na cama, com cara de tatu na moita, esperando que diabo o rapaz fez pra merecer a expulsão. 

Hoje, claro, o assunto tá bombando na internet. E, claro, eu já li uma porçãããããããão de notícias sobre o assunto. Porém, ante a falta de explicação (e pq não dizer, de CONSIDERAÇÃO) por parte da direção do programa, não vou nem falar se foi o caso de cometimento de crime por ele ou não; se o expulso foi também vítima de crime ou não; se a expulsão foi correta ou não. Só vou levantar algumas questões pra vcs:

1) Pq a Globo não explicou "melhor" o que aconteceu? Não esclareceu qual regra foi infringida? Qual foi o "comportamento inadequado" do rapaz?

2) Se ocorreu um crime nas dependências da Globo, pq ela se omitiu e não notificou imediatamente à polícia assim que tomou conhecimento?

3) Dizqui a Globo mantém apoio médico aos ratinhos de laboratório confinados em suas dependências. Portanto, é responsável pelo bem-estar e integridade física e psicológica dos mesmos. Assim, eu me pergunto: que raio de pessoal é esse que não avisa ao médico da equipe que está ocorrendo um sério atentado à integridade física de uma das cobaias um dos participantes? E se avisaram ao médico, que profissional é esse que não honra seu juramento e não toma uma providência para, ao menos, minimizar os danos?

4) Que pessoa fica tão tranquila após sofrer uma violência do calibre que se aventou? Eu conheço gente que até hoje chora por algo acontecido há pelo menos 15 anos atrás, muito menos "violento" fisicamente, mas que abala profundamente o psicológico... Mesmo com a amnésia alcóolica (tese que levantaram), depois de tanto interrogatório e pergunta, será que ela não estaria mais retraída? Menos amistosa com seus companheiros de infortúnio de confinamento? Mais pensativa, tentando lembrar se fez ou não, se teve culpa ou não, se consentiu ou não?

5) Ainda não há confirmação do crime. Ainda estão em fase de investigação. Porém, se COMPROVAR que não houve crime, será que a Globo irá recolocar o ratinho na gaiola rever sua decisão de expulsão? Pq pra muita gente, a oportunidade de estar no BBB equivale ao convite dourado para visitar a Fábrica de Chocolates Wonka. Único. E se a Globo efetivamente voltar atrás, vai só ficar no "desculpaê, neguim, volta lá que foi engano"?

6) O clamor internético pela expulsão do rapaz foi mesmo por conta de RACISMO? Pq sinceramente, xuxuzada, eu não acredito que as pessoas achem aquele rapaz... negro. Se ele fizesse parte do meu restrito, porém glamouroso círculo de amigos, não ia ser quem ia ter o apelido de Negão. Pode ser afrodescendente (com isso eu concordo), mas daí a ser negro... O que não afasta a real hipótese de racismo. E aí? Se for, vão processar quem? A Globo? Os internautas? O dono da padaria da esquina?

Pois é. Tantas questãs para levantar em tão pouco tempo... Eu só gostaria, DE VERDADE, de ouvir um comunicado oficial da Globo sobre o comportamento inadequado do ex-BBB. Sério. Por mais chulé que fosse. Pq só tem 2 regras que dão expulsão: bater no amiguinho e quebrar os brinquedos da Tia Globo. E, a princípio, nenhuma das duas regras foi infringida.

2 comments:

Luana said...

eu acho q isso nao temnada com racismo... A nao ser o bando de idiotas nos twitters da vida dizendo que ele eh esturpador porq ele eh negro (e sim, ele eh negro).

Cambaxirra said...

Eu tenho exatamente as mesmas dúvidas que você, sem entrar no mérito do cometimento do delito. E com certeza essa dúvida não é somente nossa, não. Também não entendi o comportamento da menina, porque parece que ela já sabe bem q o tal vídeo formou a polêmica. Enfim, me parece que a Globo, mais uma vez, estará acima do bem e do mal. Li por aí que o próprio Boninho já afirmou categoricamente que não houve estupro.
Vai saber...