22 February 2005

Regionalismo

Amodeio regionalismos. Simples e total assim. Vcs vao entender...
Sou do PR, me orgulho pacas disso e amo Curitiba, onde nasci, vivo, e zoneio. Por isso, detesto ver como as noticias relativas aa minha regiao sao passadas na TV, nos jornais. Meio como se a gente fosse menos q o resto do pais (leia-se, SP, RJ e BA). Salvo raras excecoes - Natal, inverno ou final de campeonato brasileiro com time do sul - somos jogados para escanteio, sem nem ter direito a ser chutados para o gol. Odeio isso.
Detesto esse povo baiano q vem pro "sul maravilha" pra trabalhar e soh fica falando mal da regiao. Entao, se eh tao bom na BA, fica por la. Quer vir pra ca, blz, vem, mas nao esculhamba a casa q estah te recebendo de bracos abertos - nao falo em Ctba, onde o povo eh bem mais "frio" do q em SC, mas a galera da regiao eh gente finissima.
E tb detesto essa coisa de soh BA e RJ serem locais de turismo... E dessa história de soh valer praia. Pra que eu vou querer conhecer a BA, o Rio, se a midia jah me traz isso "de graca"???? Agora, Torres, as Missoes, Blumenau (eh, eu nao conheco Blumenau), Foz... Sao lugares que me fascinam muito - talvez pq eu espere encontrar lah a mesma badalacao que vejo em relacao aa BA.
Pior ouvir q "Curitiba nao tem noite" - quem faz a night eh vc!!! Concordo q a gente nao tenha carnaval - ou os curitibanos sao tao ingenuos q acreditam q temos carnaval - mas dizer q nao tem noite??? Insulto, insulto, insulto!!!
Alem disso, temos, eh claro, o nosso injusticado futebol... Mas ai dah pra colocar nao so os times do sul - podemos colocar a grande maioria dos times do BR!!! Ateh qdo o povo vai se deixar iludir que futebol eh em SP e Rio??? Alias, tem muito jogador bom q sai daqui e fica famoso por la, tem jogador q sai do nordeste e fica famosao la (querem exemplo? Vampeta), tem ator q sai do AMAZONAS (vide "Tubias" na novela das seis, Cabocla) e vira a sensacao do momento...
Vamos acordar e entender q o Brasil eh muito mais do que a capital paulistana, a cariocada e a baianada.
Sem ofensas, mas eu sou muito mais o sul.
Gazzy.

1 comment:

Curitibana said...

Eu tbm sou muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito mais o Sul...hehe